top of page
Buscar
  • Foto do escritorPASCOM - Bom Pastor

Visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Luján na Matriz do Bom Pastor

No dia 03 de Maio, quarta feira, 8 peregrinos argentinos (2 padres e 6 leigos) visitaram a Matriz do Bom Pastor, trazendo as imagens peregrinas de Nossa Senhora de Luján e Nossa Senhora Aparecida. A pedido do Papa Francisco, visando promover a união entre todos os países da América Latina, eles iniciaram a primeira parte da caminhada em agosto de 2022, de Luján (Argentina) para Aparecida (SP).


No dia 15 de abril eles começaram a próxima parte da caminhada, partindo de Aparecida (SP) a caminho de Recife (PE).

Que o Bom Pastor possa guia-los e protege-los nesse caminho bonito de fé!


HISTÓRIA DE NOSSA SENHORA DE LUJÁN

Entre os muitos santuários dedicados a Nossa Senhora, destaca-se o de Luján, cerca de 60 km a oeste de Buenos Aires. A origem do título Nossa Senhora de Luján é contada de pai para filho: um rico fazendeiro, Antonio Farias de Sá, habitante de Sumampa, hoje Santiago deI Estero, encomendara de um amigo brasileiro, uma estatueta da Imaculada Con­ceição.

Era sua intenção construir na fazenda uma capela em louvor à Virgem Maria. Chegada de navio a Buenos Aires, sua encomenda seguiu viagem com outras mercadorias, em carros de bois. Às margens do rio Luján, os mercadores fizeram uma parada. No dia seguinte, por um estranho prodígio, os bois empacaram e nada os fazia andar. Resolveram então aliviar-Ihes a carga. De nada adiantou. Só depois que o último caixote, justamente o que guardava a imagem, foi retirado do carro, os bois saíram do lugar. Todos entenderam então que era ali que a Virgem queria ficar.

Estando próximos da fazenda de João Rosendo, para lá se dirigiram em procissão, e improvisaram um altar para a imagem. Tão logo possível, construíram ali uma pequena capela que hoje é o belíssimo santuário de Luján. Esse local ficou conhecido como a “deten­ção da carreta” ou o “milagre de Luján”.

A devoção a Nossa Senhora de Luján espalhou-se por toda a Améri­ca. Sua festa principal é celebrada no dia 8 de maio. Luján, na Argentina, é atualmente um dos Santuários mais visitados do mundo. No ano de 1763 uma imponente Igreja foi edificada.

Já no final do século XIX, em 1887, foi reconhecida, autorizada e abençoada como Basílica. Argentina e Uruguai, em 1930, passaram a ter em Nossa Senhora de Lujan, a Sua Padroieira.



Texto: Luísa Silva

Fotos: PASCOM - Bom Pastor

Fonte: Portal A12




150 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


cristinnaf.oliveira
May 04, 2023

Que caminhaada linda. Que Nossa senhora proteja d guie os peregrinos.

Like
bottom of page