top of page
Buscar
Foto do escritorJéssica Reis

Tempo do Advento

Na matéria de hoje, o tema será o Advento, através de publicação(ões) feita(s) sobre o tema, que pode(em) ser lida(s) na íntegra ao final dessa matéria. A Pascom deseja a participação ativa dos paroquianos da família Bom Pastor. Tem alguma dica de tema a ser publicado? Entre em contato conosco pelo WhatsApp (31)988363193. Testemunhos, divulgação de atividades de pastorais também são bem vindos!




O Advento é uma oportunidade para renovar a esperança


“O convite de Jesus é este: erguer a cabeça para o alto e manter o coração leve e vigilante.” Foi o que recordou o Papa Francisco, durante a oração mariana do Angelus [no] 1° Domingo do Advento, 1° de Dezembro, com os fiéis reunidos na Praça São Pedro. Em sua reflexão, o Santo Padre, ao meditar sobre o evangelho proposto pela liturgia neste tempo em que a Igreja convida os fiéis a se prepararem para o Natal, destacou o convite de Jesus para enfrentar as ansiedades da vida com um coração vigilante e livre, confiando no amor divino que nos sustenta. “O Mestre quer que nossos corações não fiquem pesados pelas angústias ou preocupações”, afirmou o Pontífice ao comentar os eventos catastróficos e as tribulações descritas no Evangelho. “Ao contrário, Ele nos convida a erguer a cabeça, confiando em Seu amor e em Sua promessa de salvação, mesmo nos momentos mais difíceis”.


O Papa ressaltou que, nos tempos de Jesus, muitos interpretavam os acontecimentos dramáticos como sinais do fim do mundo, sendo tomados pelo medo. No entanto, o Sumo Pontífice enfatizou que Cristo oferece uma perspectiva diferente: “Ele nos liberta das falsas convicções e nos ajuda a interpretar os fatos à luz do projeto de Deus, que realiza Sua salvação mesmo nas situações mais dramáticas da história”. O Santo Padre também convidou os fiéis a refletirem sobre suas próprias vidas: “Meu coração está sobrecarregado pelas preocupações e pelo medo do futuro? Ou consigo olhar para as circunstâncias diárias com os olhos de Deus, em oração, com um horizonte mais amplo?”


O Pontífice destacou ainda a importância de manter a vigilância espiritual, prevenindo que o coração se torne “pesado” com as preocupações mundanas, pois “todos nós, em muitos momentos da vida, nos perguntamos: como ter um coração ‘leve’, vigilante e livre que não se deixa esmagar pela tristeza?”. [Ele comenta]: “Pode acontecer, de fato, que as ansiedades, os medos e as preocupações com nossa vida pessoal ou com o que acontece no mundo atualmente pesem sobre nós como pedras e nos lancem no desânimo. Se as preocupações sobrecarregam o coração e nos levam a nos fecharmos em nós mesmos, Jesus, ao contrário, nos convida a erguer a cabeça, a confiar em Seu amor que quer nos salvar e que se aproxima de nós em toda situação de nossa existência, a abrir espaço para Ele e, assim, reencontrar a esperança.”


Ao concluir sua reflexão, o Papa Francisco expressou seu desejo de que “este tempo do Advento seja uma oportunidade preciosa para levantar o olhar para o Senhor, que alivia o coração e nos sustenta no caminho”, e acrescentou: “Invoquemos a Virgem Maria, que, mesmo nos momentos de prova, esteve pronta para acolher o projeto de Deus”.



Casas decoradas e coração aberto para o nascimento do Rei


Para o cristão, o Natal é a grande festa da alegria que deve contagiar cada coração e cada família. Por esse motivo, precisamos alimentar essa celebração com uma preparação profunda, tanto no interior de nossas almas como nos sinais exteriores que nos ajudam, de modo especial, no coração do lar. Há muito tempo, em suas casas, os cristãos colocam os sinais que lembram o grande nascimento do Menino Jesus. Segundo a Igreja Católica, a decoração natalina deve ser colocada no Primeiro Domingo do Advento.


Coroa do Advento - Quatro semanas antes, começamos a nos preparar com a Coroa do Advento, com suas quatro velas coloridas que nos levam à reflexão mais importante. A vermelha, da salvação que se aproxima; a verde, da esperança que traz Aquele que é o Rei dos reis e Senhor dos senhores; a roxa clara, da alegria que enche os corações; e a branca da paz, que traz o Príncipe da Paz. Nas portas das casas são colocadas as guirlandas que simbolizam a chegado do Menino.


Árvore de Natal - Nas famílias, montamos a Árvore de Natal, o pinheiro que supera e sobrevive ao inverno europeu, e também nos lembra de que a nossa fé no Salvador supera a morte. As bolas coloridas da árvore nos lembram os frutos de graça e de salvação que nos trouxe o Divino Menino. Os presentes para as crianças, colocados aos pés da árvore, lembram-nos de que o Menino Deus recebeu presentes dos reis magos. As luzes nos lembram de que “Ele é a Luz do mundo” (Jo 8,12) que “ilumina todo homem que vem a este mundo” (Jo 1,9).


Presépio - Nada mais importante do que o Presépio, onde dorme o Menino sob os olhares de seus pais. É uma cena que nos lembra da importância da família, patrimônio da humanidade, igreja doméstica, base da humanidade. Diante desses personagens, cada família deve meditar sobre a importância de cada um dos seus membros.


Como os pastores de Belém e os reis magos do Oriente, sigamos os Anjos e a Sua Estrela até o Presépio. E lá adoremos verdadeiramente Aquele que é o Caminho, a Verdade e a Vida! Decore a sua casa para o Natal, mas que tudo isso seja um meio muito bom para também preparar o coração para o recebimento do Salvador.



Publicação: Jéssica Reis

Pascom - Paróquia do Bom Pastor.


Referência para essa publicação e indicação de leitura:

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page