top of page
Buscar
  • Foto do escritorJéssica Reis

São Cosme e São Damião - Os irmãos médicos gêmeos

No dia 26 de Setembro comemora-se o dia de São Cosme e São Damião. Uma publicação da Canção Nova retrata sobre os gêmeos médicos, exemplos de serviço fraternal ao próximo, sendo que a matéria completa pode ser lida no link ao final deste texto.


Fonte: https://santo.cancaonova.com/santo/sao-cosme-e-sao-damiao-os-irmaos-gemeos-medicos/


Origens

São Cosme e São Damião, nascidos na Arábia, se dedicaram ao cuidado dos enfermos, o que foi a alavanca principal da vida dos dois irmãos, que viveram no século III, no tempo da perseguição contra os cristãos. Eles cuidavam dos doentes, sem aceitar remuneração. Por isso, receberam o apelido de “anárgiros”, palavra grega que significa “sem prata”. A sua fama de homens corajosos e distintos benfeitores espalhou-se, rapidamente, por toda a região.


Cuidadores de Almas

A atividade desses santos gêmeos não se limitou apenas aos cuidados do corpo enfermo. Na sua prática profissional, visavam também o bem das almas, com o exemplo e a palavra. De fato, converteram muitos pagãos ao cristianismo.


Páscoa

O suplício dos dois irmãos é narrado pela Lenda Áurea, segundo a qual foram primeiro jogados no fogo, de onde saíram ilesos. Depois, foram condenados à lapidação, mas as pedras voltavam contra os atiradores. E, ainda, as flechas lançadas pelos arqueiros feriram seus algozes. Por fim, foram decapitados. O ano não pode ser confirmado, mas com certeza foi no século IV.


Igreja

Quando o imperador Justiniano, por volta do ano 530, ficou gravemente enfermo, deu ordens para que se construísse, em Constantinopla, uma grandiosa igreja em honra dos seus protetores, São Cosme e São Damião. Mas a fama dos dois correu rápida no Ocidente também, a partir de Roma, com a basílica dedicada a eles, construída, a pedido do Papa Félix IV, entre 526 e 530. Tal solenidade ocorreu no dia 26 de Setembro; assim, passaram a ser festejados nesta data.


Protetores e Padroeiros

São Cosme e São Damião são padroeiros dos médicos, dos cirurgiões, farmacêuticos, parteiras e das faculdades de medicina.


Que sigamos o exemplo de amor ao próximo de São Cosme e de São Damião.



Texto: Jéssica Reis


Referência para a elaboração dessa matéria:

https://santo.cancaonova.com/santo/sao-cosme-e-sao-damiao-os-irmaos-gemeos-medicos/

4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page