top of page
Buscar
  • Foto do escritorJéssica Reis

Retrospectiva paroquial: edificando a obra de Deus

O ano está repleto de lembranças boas de todas as nossas comunidades. Aos poucos, os sonhos vão se tornando reais e as obras vão sendo realizadas. Veja a seguir o quanto a Paróquia do Bom Pastor evoluiu ao longo de 2023:



Comunidade da Divina Misericórdia


Na igreja da Divina Misericórdia os voluntários nos ajudaram a fazer a escadaria e o adro da igreja. É muito gratificante ver a obra em andamento. Aproveitamos para agradecer a todos que participaram de mais essa etapa da construção da igreja. Com fé e com a proteção de Jesus Misericordioso, vamos progredindo na edificação.


Fonte: Pascom - Paróquia do Bom Pastor



Comunidade do Divino Espírito Santo


Na igreja do Divino Espírito Santo foi construído um espaço para eventos que já vem sendo utilizado. A área, além de ser ampla, conta com banheiros e cozinha. Essa melhoria pode ajudar ainda mais a comunidade a compartilhar momentos e vivência, trazendo mais união e fraternidade. Que o Divino Espírito Santo ilumine cada evento, derramando Seus dons diante dos encontros que celebram a alegria de seguir a Cristo.


Fonte: Pascom - Paróquia do Bom Pastor



Comunidade de São Sebastião


A comunidade de São Sebastião se alegrou com a reabertura da igreja, reformada e ainda mais bonita. Além dos reparos internos e externos, os quais mantiveram as características históricas da igreja, foi construída uma capela do Santíssimo. Sobre essa reforma, foi publicado aqui no site, no dia 22 de Março de 2023, um texto falando mais informações. Leia, crie o hábito de buscar informações da Paróquia pelo site e comemore conosco notícias como essa da reabertura da igreja de São Sebastião.


Fonte: Pascom - Paróquia do Bom Pastor



Matriz do Bom Pastor


A Matriz do Bom Pastor também está passando por melhorias. Banheiros e fraldário estão sendo construídos, devido a demanda de muitas mamães e papais que participam das celebrações na igreja. O jardim também está ganhando uma cara nova, para deixar nossa Matriz ainda mais bonita. Que o Bom Pastor abençoe todas as obras da Paróquia e que elas continuem ocorrendo ao longo dos próximos anos.


Fonte: Pascom - Paróquia do Bom Pastor



A casa de Deus é para todos


Antes de encerrar a retrospectiva, uma pausa para refletir e mostrar os próximos passos. Para reflexão, uma história: pensem em uma mulher de fé, atuante na igreja desde a infância. Cantava no coral, inclusive os salmos de forma linda. Lia as leituras e todas as quintas ia até à Capela do Santíssimo para estar perto Daquele que é Seu Mestre. Diante de uma fatalidade na vida, essa mesma mulher se envolveu em um acidente onde perdeu os movimentos das pernas. Porém, as dificuldades da vida não abalaram sua fé. Ela firme e na cadeira de rodas, queria estar na presença do Senhor. Ao participar do coral, percebeu que não conseguiria mais cantar os salmos, porque a escada era agora um obstáculo e não queria ter toda a atenção de precisar ser carregada para estar no altar. Da mesma forma, não poderia mais ler as leituras. Para deixá-la ainda mais triste, não conseguiu também ir na Capela do Santíssimo, por precisar de ajuda também com as escadas no local.


Quando ela mais precisou de estar próximo de Cristo, devido a fragilidade do momento, a estrutura do local não permitia isso. Após esse trecho da história, vamos refletir: essa mulher de fé impossibilitada de participar da forma como gostaria na igreja pode ser eu, pode ser você, pode ser um familiar ou um amigo amado. Todos vamos envelhecer, todos podemos sofrer algum tipo de acidente (que Deus nos proteja e guarde), todos podemos ter algum familiar ou amigo com dificuldades motoras permanentes ou temporárias.


A casa de Deus é para todos e, por isso, a acessibilidade é tão importante. Diante disso, as obras da Matriz mencionadas acima já consideram as normas de acessibilidade para os banheiros e fraldário. Para o próximo ano, além da continuidade das obras em todas as comunidades, nosso projeto é de reformar o altar da Matriz. Visando melhorar o acesso dos fiéis, o novo altar contará com rampa e uma entrada plana para a capela do Santíssimo, para que todos consigam visitar Jesus e fazer suas orações. Além disso, teremos uma pia batismal fixa em uma das portas de entrada, o que nos lembra que o sacramento que ali acontece insere o fiel na comunidade cristã. E o painel de fundo da imagem do Bom Pastor com elementos artísticos e teológicos que nos envolverão ainda mais nos mistérios da fé que celebramos! A seguir, algumas imagens dos projetos já aprovados das modificações mencionadas:


Fonte: Pascom - Paróquia do Bom Pastor


Sobre a história da mulher de fé, o final poderia ser dois: ou tudo permanecia como estava e ela poderia até mesmo afastar-se da igreja por não conseguir fazer as tarefas que amava, ou a estrutura do local poderia ser modificado e, não apenas ela, mas diversas outras pessoas serem ajudadas. Qual você escolheria?


Texto: Jéssica Reis e Luisa da Silva

Pascom - Paróquia do Bom Pastor

55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page