top of page
Buscar
  • Foto do escritorPASCOM - Bom Pastor

Quarta feira de cinzas e campanha da fraternidade 2023

No dia 22 de fevereiro iniciou-se o período quaresmal com a celebração da quarta feira de cinzas. O Papa Francisco, em sua mensagem sobre a quaresma, evidenciou que esse tempo pode ser utilizado para estar mais próximo de Cristo: “Para aprofundar o nosso conhecimento do Mestre, é preciso deixar-se conduzir por Ele à parte e ao alto, rompendo com a mediocridade e as vaidades. É preciso pôr-se a caminho, um caminho em subida, que requer esforço, sacrifício e concentração, como uma excursão na montanha.” Ainda de acordo com o Pontífice sobre o comportamento na Quaresma:

[...] não se refugiar numa religiosidade feita de acontecimentos extraordinários, de sugestivas experiências, levados pelo medo de encarar a realidade com as suas fadigas diárias, as suas durezas e contradições. A luz que Jesus mostra aos seus discípulos é uma antecipação da glória pascal, e é rumo a esta que se torna necessário caminhar seguindo apenas Jesus e mais ninguém. A Quaresma orienta-se para a Páscoa: o “retiro” não é um fim em si mesmo, mas prepara-nos para viver – com fé, esperança e amor – a paixão e a cruz, a fim de chegarmos à ressurreição.


Também na quarta feira de cinzas, a CNBB lançou a campanha da fraternidade de 2023, sobre a fome no Brasil. “A emergência sobre o assunto fez com que, pela terceira vez, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) assumisse a realização de uma Campanha da Fraternidade que trouxesse luz ao tema, buscando fomentar ações, em todos os níveis, para minimizar os impactos desta realidade na vida do povo brasileiro” informa a própria Conferência.


https://campanhas.cnbb.org.br/wp-content/uploads/2022/10/CartazCF2023.png


Que não apenas durante a quaresma, mas em todos os dias, busquemos seguir o exemplo de Cristo, auxiliando os mais necessitados e, assim, reduzir a fome de alimentos e de Deus em nossas comunidades. Ao partilhar pão e palavra, confirmamos que somos parte do discipulado de Jesus, pois não basta apenas afirmarmos ser cristãos, mas sim, necessitamos agir conforme o Mestre instruiu. Que sua quaresma seja um período de conversão, oração, caridade e bençãos!


Texto: Jéssica Reis

Fontes: https://arqmariana.com.br/noticia/em-mensagem-para-a-quaresma-o-papaafirma-que-o-caminho-quaresmal-e-sinodal/

https://campanhas.cnbb.org.br/campanha/campanha-da-fraternidade-2023

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page