top of page
Buscar
Foto do escritorJéssica Reis

Pascom - Pastoral da Comunicação

Na matéria de hoje, o tema será a Pascom, com destaque para as formações de seus agentes, através de publicação(ões) feita(s) sobre o tema, que pode(em) ser lida(s) na íntegra ao final dessa matéria. A Pascom deseja a participação ativa dos paroquianos da família Bom Pastor. Diante disso, essa publicação é fruto de uma indicação pasconeira. Obrigada a todos que nos ajudam a fortalecer o site da Paróquia! Tem alguma dica de tema a ser publicado? Entre em contato conosco pelo WhatsApp (31)988363193. Testemunhos, divulgação de atividades de pastorais também são bem vindos!



Formando comunicadores segundo o Coração Sagrado


De acordo com a Arquidiocese de Mariana, aconteceu no dia 21 de Setembro, "o primeiro Encontro Arquidiocesano de Rádios, TVs e Novas Mídias com o tema “Para uma comunicação plenamente humana”. O evento, realizado pelo Departamento Arquidiocesano de Comunicação (Dacom) e pela Pastoral da Comunicação (Pascom), reuniu mais de cem pessoas, entre agentes da Pascom, profissionais da área, sacerdotes e expositores, na Paróquia Divino Espírito Santo, em Ouro Branco (MG).



A programação contou com uma mesa redonda que abordou a espiritualidade do comunicador e os papéis das rádios, TVs e mídias sociais na evangelização. Segundo a publicitária Flávia Borges, a espiritualidade do comunicador deve ser transbordante, ou seja, uma comunicação que nasça do coração. “Às vezes, a gente fica muito preso no fazer e esquece o principal que é o ser, que é a nossa espiritualidade”, constatou. Por sua vez, o jornalista João Eduardo Santana abordou o tema “Rádio e TV: ainda há espaço para esses meios tradicionais? Como as paróquias podem se inserir nesse meio?”. Em sua colocação, o profissional do grupo Itatiaia reforçou a importância que esses meios de comunicação ainda têm na sociedade, especialmente, no que diz respeito à credibilidade.


Fechando a mesa redonda, a agente da Pascom, Laene Medeiros, abordou o tema “Mídias Sociais: lugar de missão/evangelização”, destacando a importância de mudarmos a concepção de mídias sociais como ferramentas para lugares de evangelização, ampliando o conceito de agentes da comunicação para missionários da Igreja. Na oportunidade, a integrante do Grupo de Discussão de Comunicação (GDCom) da Arquidiocese de Mariana provocou os presentes sobre a diferença entre comunicação e evangelização nas redes sociais, destacando que o centro da nossa comunicação deve ser Jesus Cristo.


Após um momento de diálogo entre participantes e conferencistas, a jornalista Claudiana Magalhães apresentou “Estratégias de Comunicação para Igreja”. Na sua fala, defendeu que não existe uma receita para comunicar-se bem, por isso, é essencial conhecer a realidade e as necessidades de sua paróquia, pastoral ou movimento, pautada na doutrina e documentos da Igreja, de modo a crescer na fé e aprender, assim, a utilizar as estratégias mais adequadas para a evangelização.


O encontro também contou com a participação da Rede Aparecida de Rádio. À ocasião, Maria Vitória e José Eduardo falaram remotamente sobre o trabalho realizado pela emissora católica de levar a evangelização e a devoção a Nossa Senhora Aparecida aos lares brasileiros. Na oportunidade, os demais profissionais de rádio presentes também partilharam sobre os veículos em que atuam e os trabalhos desenvolvidos. Também houve no encontro expositores e workshops sobre temas como mídias sociais, rádio e escrita.



Buscando aperfeiçoamento para comunicar a Palavra de Deus


Por mais que o evento retratado acima seja o primeiro Encontro Arquidiocesano, sempre são oferecidos outros tipos de formação para os agentes da Pascom. Como exemplo, a CNBB leste 2 vai promover uma formação através de seu canal no Youtube: "no próximo dia 29 de outubro às 19h temos um Encontro marcado com Fabiano Fachini para falarmos sobre “Estratégias de Conteúdo para Mídias Digitais”. Convide os pasconeiros e pasconeiros de sua (Arqui) Diocese/Paróquia/Comunidade ou ainda, aquele agente de pastoral que ajuda em outras Pastorais e Movimentos, vamos juntos, construir uma comunicação comprometida com o Evangelho!"



Participem! E caso você se sinta chamado(a) para participar da Pascom, entre em contato com a secretaria paroquial para mais informações. Lembrando que não precisa ser um pasconeiro para anunciar as maravilhas que Deus fez e faz, então você pode acompanhar a formação no Youtube mesmo sem fazer parte da pastoral. O mais importante é transmitir o quanto o Coração de Jesus é bom e acolhedor a toda criatura.


Publicação: Jéssica Reis

Pascom - Paróquia do Bom Pastor.


Referências para essa publicação:

25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page