top of page
Buscar
  • Foto do escritorJéssica Reis

O Rebanho - Boletim informativo on-line da Paróquia do Bom Pastor [Edição 036]

Esse boletim informativo é mais uma forma de mostrar as atividades desenvolvidas na Paróquia do Bom Pastor. "O Rebanho" tem como objetivo registrar momentos de evangelização das Comunidades e da Matriz, que juntas formam a família do Bom Pastor, além de notícias da Arquidiocese de Mariana e outras informações que possam ser úteis aos paroquianos. Vamos às notícias:



Programação da Semana Santa


A Semana Santa aproxima-se! Aproveite as reflexões desse período para se aproximar mais de Jesus Cristo, Aquele que venceu a morte! A seguir, a programação da Paróquia do Bom Pastor. Participe!


Fonte: Pascom - Paróquia do Bom Pastor



São José: providenciai!


Esse trecho do boletim informativo foi fruto de uma indicação dos nossos paroquianos. Vocês sabiam sobre o Ano da Oração? Para tratar mais sobre o tema, os links indicados no final desse boletim foram utilizados. No dia de São José, [é proposto] neste Ano da Oração a prece que o Papa pronunciou na Audiência Geral de 17 de novembro de 2021, quando iniciava um ciclo de catequese dedicado justamente ao Esposo de Maria: Nunca como hoje, disse Francisco, neste tempo marcado por uma crise global com diferentes componentes, São José pode ser apoio, conforto e orientação para nós.


José, que é um carpinteiro de Nazaré e que confia no plano de Deus para a sua jovem noiva e para si mesmo, recorda à Igreja que fixe o olhar naquilo que o mundo ignora deliberadamente. Hoje José ensina-nos isto: “Não olhemos para as coisas que o mundo louva, olhemos para os ângulos, as sombras, as periferias, para aquilo que o mundo não quer”. Ele lembra a cada um de nós que demos importância ao que os outros descartam. Neste sentido, é verdadeiramente um mestre do essencial: lembra-nos que o que é realmente valioso não atrai a nossa atenção, mas requer um discernimento paciente para ser descoberto e valorizado. Descubramos o que é válido. Peçamos-lhe que interceda para que toda a Igreja possa recuperar este discernimento, esta capacidade de discernir, esta capacidade de avaliar o que é essencial. Comecemos de novo a partir de Belém, comecemos de novo a partir de Nazaré.


Hoje gostaria de transmitir uma mensagem a todos os homens e mulheres que vivem nas periferias geográficas mais esquecidas do mundo ou que experimentam situações de marginalidade existencial. Que encontrem em São José a testemunha e o protetor para quem olhar. A ele podemos recorrer com esta oração, prece “feita em casa”, mas nascida do coração:


São José,

vós que sempre confiastes em Deus,

e fizestes as vossas escolhas

guiado pela sua providência

mas com o seu desígnio de amor.

Vós que viestes das periferias

ajudai-nos a converter o nosso olhar

e a preferir o que o mundo descarta e marginaliza.

Confortai quantos se sentem sozinhos

e apoiai quantos se comprometem em silêncio

para defender a vida e a dignidade humana.

Amém.



Ainda sobre o dia de São José, outra publicação evidencia falas do Papa sobre o tema. "Fazer como São José: abandonar-nos a Deus! Caros [...], este é o conselho do Papa no dia em que a Igreja celebra São José, Esposo de Maria. O Evangelho de Mateus narra a origem de Jesus e Francisco aponta para um detalhe: o sonho. São José é antes de tudo o guardião de Jesus e da Virgem Maria. E, portanto, é também o padroeiro da Igreja. Vocês podem confiar-lhe certas situações que são um pouco complicadas, quando nos apercebermos que a nossa força não é suficiente, que não há soluções à mão. Então podem recorrer a São José na oração. Ele é homem de poucas palavras — nunca fala no Evangelho, não se conhecem palavras de José — de poucas palavras, mas de muitas ações. Tentem.


Um homem que escuta a vontade de Deus e a põe em prática, sem hesitação. Eu rezo sempre a ele, por uma necessidade, por aquela outra, ele responde sempre. E sabem como lhe revelou Deus a sua vontade? Durante o sono, enquanto dormia. Este é um fato narrado nos Evangelhos, e tem também um significado simbólico: não se trata apenas de sonhos no sentido psicológico, mas de revelações do desígnio divino, que recebeu durante o sono e depois, ao acordar, imediatamente as realizava. Os desígnios de Deus nem sempre são claros; muitas vezes levam tempo a manifestar-se, requerem paciência; sobretudo, requerem fé, muita confiança de que Deus quer apenas e sempre o bem, o maior bem para nós e para os nossos entes queridos. E assim devemos fazer como São José: abandonar-nos a Deus, é isto que significa o sono, para receber as suas mensagens."



Palavras do Papa sobre a proximidade da Semana Santa


Esse outro trecho do boletim informativo também foi fruto de uma indicação dos nossos paroquianos, com os links de apoio para elaboração mostrados ao final do texto. "Abrir e sair: os dois verbos da Semana Santa! [...]. A Semana Santa é um tempo de graça, acrescentou o Pontífice: É um tempo de graça que o Senhor nos dá para abrir as portas dos nossos corações, das nossas paróquias, das nossas fraternidades. ‘Abrir’ e ‘sair’ é o que nos é pedido na Semana Santa; abrir o coração e sair ao encontro de Jesus e dos outros, e também para levar a luz e a alegria da nossa fé. Sair sempre! E fazer isso com amor e com a ternura de Deus, com respeito e paciência, sabendo que nós colocamos nossas mãos, nossos pés, nosso coração, mas que é Deus quem nos guia e nos mostra o caminho.”


Em outra publicação, “que a Quaresma seja tempo de decisões comunitárias, de pequenas e grandes opções contracorrente.” Essas palavras, presentes na Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma de 2024, acompanham mais uma ilustração do artista romano Mauro Pallotta", visto a seguir:



“A forma sinodal da Igreja, que estamos a redescobrir e cultivar nestes anos, sugere que a Quaresma seja também tempo de decisões comunitárias, de pequenas e grandes opções contracorrente, capazes de modificar a vida quotidiana das pessoas e a vida de toda uma coletividade: os hábitos nas compras, o cuidado com a criação, a inclusão de quem não é visto ou é desprezado. Convido toda a comunidade cristã a fazer isto: oferecer aos seus fiéis momentos para repensarem os estilos de vida; reservar um tempo para verificarem a sua presença no território e o contributo que oferecem para o tornar melhor.”


O novo pôster mostra o Papa, seguido por três outros jovens, pedalando em direção à estrada que aponta para o “bem comum”, deixando para trás a estrada do “lucro”. A Mensagem do Pontífice para a Quaresma deste ano tem como tema: “Através do deserto, Deus guia-nos para a liberdade”. Inspira-se na passagem do Livro do Êxodo: “Eu sou o Senhor, teu Deus, que te fiz sair da terra do Egito, da casa da servidão” (Ex 20,1-17).



Posse dos novos integrantes da Cúria Metropolitana


De acordo com publicação da Arquidiocese de Mariana, vista no link abaixo da próxima imagem, "aconteceu na tarde da última sexta-feira, 15 de março, em Mariana (MG), a posse canônica dos novos integrantes da Cúria Metropolitana [...]. A cerimônia foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Airton José dos Santos".


Os novos integrantes são:

▪️ Monsenhor Edir Martins Moreira - Vigário Geral para o Clero;

▪️ Monsenhor Nedson Pereira de Assis - Vigário Geral para a Gestão e Administração;

▪️ Padre José Geraldo Cousa - Ecônomo;

▪️ Padre Fabiano Alves de Assis - Chanceler do Arcebispado.



Que Deus ilumine os sacerdotes na condução dos trabalhos em seus novos ofícios eclesiásticos, em especial ao Monsenhor Edir, que cuida com tanto carinho da Paróquia do Bom Pastor. Toda comunidade deseja luz e sabedoria nessa nova função!



Texto: Jéssica Reis

Pascom - Paróquia do Bom Pastor


Referências para elaboração dessa publicação:

40 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page