top of page
Buscar
  • Foto do escritorJéssica Reis

O Rebanho - Boletim informativo on-line da Paróquia do Bom Pastor [Edição 009]

Esse boletim informativo é mais uma forma de mostrar as atividades desenvolvidas na Paróquia do Bom Pastor. "O Rebanho" tem como objetivo registrar momentos de evangelização das Comunidades e da Matriz, que juntas formam a família do Bom Pastor, além de notícias da Arquidiocese de Mariana e outras informações que possam ser úteis aos paroquianos. Vamos às notícias:



Pastoral da Juventude na Casa da Mãe Aparecida


A Pastoral da Juventude esteve em peregrinação para o Santuário de Nossa Senhora Aparecida entre os dias 08 e 10 de Setembro. Jovens, todos vocês são chamados a ter esse encontro pessoal com Cristo, que tem o poder de renovar todas as coisas! A seguir, alguns registros da peregrinação:


Fonte: Pascom - Matriz do Bom Pastor


Que Jesus, por intercessão de Sua e nossa Mãe, Maria, abençoe os jovens e toda equipe que participaram desses momentos de fé!



Dia mundial de prevenção ao suicídio


No dia 10 de Setembro é refletido sobre a prevenção ao suicídio. De acordo com matéria publicada pelo Vatican News: "O Papa Francisco várias vezes manifestou sua preocupação com os casos registrados de suicídio". O texto completo pode ser lido através do link 1 ao final deste boletim.


Fonte: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2020-09/mensagem-papa-francisco-prevencao-suicidio.html


Segundo Papa Francisco: "Hoje [...], Jesus diz a cada um: Coragem! Abre o coração ao meu amor. Sentirás a consolação de Deus que te sustenta". Essa data "tem o aval da Organização Mundial da Saúde (OMS) e é promovida pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio (Iasp)"


Ainda na matéria é informado que: Todos os anos, esta chaga aparece entre as 20 principais causas de morte no mundo para pessoas de todas as idades. É responsável por mais de 800.000 mortes - o que equivale a um suicídio a cada 40 segundos. No Brasil, são registrados cerca de 12 mil casos todos os anos. Trata-se de uma triste realidade, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% do total está relacionado a transtornos mentais. Em primeiro lugar, está a depressão, seguida do transtorno bipolar e do abuso de substâncias. Com esses números, o suicídio encontra-se entre as três principais causas de morte em indivíduos com idade entre 15 e 29 anos no mundo.


O Papa Francisco várias vezes manifestou sua preocupação com este fenômeno, sobretudo entre os jovens. Para o Pontífice, o principal motivo é a falta de perspectiva: “Não conseguem sentir-se úteis. Outros jovens não têm a coragem de enfrentar o suicídio, mas procuram uma alienação intermediária nas dependências, e hoje a dependência é uma fuga desta falta de dignidade”.


Aproveitando a fala do Pontífice sobre a questão das dependências, informamos que na Paróquia do Bom Pastor há uma pastoral direcionada a ajudar pessoas nessas situações, independentemente do vício. Todos são bem vindos e acolhidos não só nessa pastoral mas em todos os movimentos organizados pela família Bom Pastor! Busque ajuda, você não está sozinho(a). Sua importância é muito grande para Deus e a igreja está de prontidão para ser um ambiente receptivo. Nenhuma ovelha fica para trás quando o pastor é Jesus!



Exaltação da Santa Cruz


No dia 14 de Setembro será celebrada na Matriz a Missa da Exaltação da Santa Cruz, às 19hs. De acordo com publicação da Canção Nova, que pode ser lida na íntegra pelo link 2 ao final desse boletim: "O fato de elevar o nosso olhar não nos deve causar medo, mas gratidão, porque tal elevação é a medida do amor com a qual Deus ama os seus filhos no Filho. Com efeito, a misericórdia de Deus ilumina as noites da nossa vida e nos permite continuar o nosso caminho". Participe desse momento de encontro com Cristo!


Fonte: https://santo.cancaonova.com/santo/exaltacao-da-santa-cruz-o-amor-de-deus/



Tríduo e festa em honra a Nossa Senhora de La Salette


Ainda sobre festividades a serem feitas na paróquia, a partir do dia 15 de Setembro haverá o tríduo e festa em honra à padroeira do Movimento Mães que Oram pelos Filhos (AMO), Nossa Senhora de La Salette. As celebrações acontecerão nas diferentes comunidades que integram a família Bom Pastor, sendo que todas as datas e horários podem ser vistos na imagem a seguir.

Fonte: Pascom - Paróquia do Bom Pastor


Venham rezar em comunidade! Toda família está convidada a estar mais perto da Mãe das Mães, aquela que intercede e caminha conosco nos caminhos que Seu Filho Amado nos ensinou!



Texto: Jéssica Reis


Referência para a elaboração desse boletim:

1 https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2020-09/mensagem-papa-francisco-prevencao-suicidio.html

2 https://santo.cancaonova.com/santo/exaltacao-da-santa-cruz-o-amor-de-deus/

71 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page