top of page
Buscar
  • Foto do escritorJéssica Reis

Nossa Senhora Aparecida: rogai por nós!

No dia da Padroeira do Brasil, pedimos a Ela que abençoe cada um dos paroquianos da família Bom Pastor.



Festa e Novena de Nossa Senhora Aparecida


Momentos de fé e alegria estão sendo vivenciados na Matriz e nas Comunidades que formam a Paróquia do Bom Pastor. A seguir, alguns registros da festa e novena.


Fonte: Pascom - Paróquia do Bom Pastor


E ainda não terminou, sendo que hoje haverá na Matriz o serviço de almoço e marmitex, sendo tropeiro o cardápio servido, além da missa de encerramento. Já na Comunidade do Divino Espírito Santo haverá procissão saindo do trevo do Paulo VI às 16h em direção à igreja. Logo após terá a missa festiva e movimento de barracas. Participe!



História de Nossa Senhora Aparecida


Você sabe o porquê Nossa Senhora Aparecida é padroeira do Brasil? De acordo com publicação da Canção Nova, que pode ser lida na íntegra ao final dessa matéria, Ela é Rainha e Padroeira devido a uma pesca milagrosa: Na manhã de 12 de outubro de 1717, três pescadores lançaram seus barcos no Rio Paraíba, que escorria até a sua cidade. Eles tinham sido encarregados de trazer peixes para o banquete, que se realizaria no dia seguinte, na cidade de Guaratinguetá. Foi pela ordem do conde Assumar, Dom Pedro de Almeida Portugal, governante da capitania de São Paulo e Minas Gerais, a exigência dos peixes do Rio Paraíba.


Os três pescadores, Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso, pareciam não ter sorte naquela manhã. Após várias tentativas infrutíferas, tinham quase desistido, quando João Alves tentou novamente. Ele jogou sua rede nas águas do rio e, lentamente, a puxou para cima. Havia pescado alguma coisa, mas não era peixe, parecia uma espécie de madeira. Quando tirou da rede, o pedaço de madeira parecia fazer parte de uma estátua da Virgem Maria, infelizmente, sem cabeça. Ao lançar novamente a rede, desta vez, João Alves encontrou nas malhas outro pedaço de madeira, de forma arredondada, que parecia precisamente a cabeça da mesma estátua: tentou ajuntar os dois pedaços e percebeu que se encaixavam perfeitamente.


Como que atraído por um impulso, João Alves lançou, outra vez, a rede nas águas, mas ela tinha ficado tão pesada, que não conseguia tirá-la, por estar lotada de peixes. Então, seus companheiros lançaram também as suas redes nas águas e a pesca daquele dia foi realmente abundante. No dia seguinte, os três pescadores juntaram os dois pedaços da estátua, limparam-nos dos detritos do rio e Filipe Pedroso a colocou na sua humilde casa. Em pouco tempo, a notícia da pesca milagrosa se difundiu pelas cidades vizinhas e, todas as noites, um grupo cada vez maior de simples pescadores começou a ir prestar homenagem à Virgem Maria e rezar o terço. Eles deram-lhe o nome de “Aparecida”, que apareceu.


Que Nossa Senhora Aparecida envolva cada um com seu manto protetor, e especialmente, as crianças!



Texto: Jéssica Reis


Referência para a elaboração dessa publicação:

https://santo.cancaonova.com/santo/nossa-senhora-aparecida-a-rainha-e-padroeira-do-brasil/

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page