top of page
Buscar
  • Foto do escritorPASCOM - Bom Pastor

Mês do dízimo: expressão de fé e gratidão a Deus

A Arquidiocese de Mariana comemora em novembro o mês do dízimo, com enfoque na conscientização sobre a importância dessa partilha para a evangelização. “As doações do Dízimo são divididas em quatro dimensões: religiosa, missionária, eclesial e caritativa. Juntas, elas tornam possíveis que várias atividades aconteçam nesta Igreja Particular como: a formação dos leigos e leigas, a compra de materiais para evangelização, o envio de missionários para evangelização e a manutenção das atividades”, informa a Arquidiocese


Imagem: Arquidiocese de Mariana

Voltando-se para a Paróquia do Bom Pastor, nas diferentes comunidades integrantes há a Pastoral do Dízimo. Maria Eduarda, mais conhecida como Duda, faz parte desta pastoral na Matriz e conta o quanto a partilha é importante. “Fazer parte da Pastoral do Dízimo para mim é uma alegria enorme”. Ela ainda explicou como foi sua entrada na pastoral, quando tinha 10 anos de idade, sendo a integrante mais nova do grupo.


Duda relatou que sempre teve vontade de participar efetivamente de algum movimento da igreja, mas por ser uma criança tímida, não se sentia confortável com os grupos voltados para o público infantil, como o coral e liturgia, por exemplo. “Um dia eu fui entregar dízimo com a Silvana e eu gostei, gostei muito. Comecei a ajudar na entrega dos envelopes”. Após um tempo, houve a oportunidade de assumir a responsabilidade de entregar os envelopes na Rua Etelvina de Lima, atividade que Duda faz com comprometimento. Além das entregas, ela também apoia no Balcão do Dízimo, no terceiro domingo de cada mês. Ela já está na pastoral há aproximadamente 1 ano e meio e gosta muito de ajudar.


“Para mim também é uma honra fazer parte da pastoral do dízimo [...], um prazer enorme ser uma dizimista porque eu vou devolver um pouquinho do muito que Deus me dá. Fico muito feliz de ser uma dizimista e ser uma agente da Pastoral do Dízimo”. O exemplo de Duda é uma referência para todos nós, para mostrarmos às crianças as diferentes possibilidades de ajudar na igreja e, desde novos, já estarem inseridos na comunidade de forma ativa. Ter na família uma criança ou adolescente engajado com a promoção do bem, como a Maria Eduarda, é motivo de orgulho.


Outro exemplo disso é relatado por uma família de dizimistas: “Quando damos a verdadeira importância para o dízimo, isso reflete em nossas vidas em graças e prosperidade. Nós já participamos há muitos anos como dizimistas. Fomos descobrindo o verdadeiro significado assim como rezamos na oração do dízimo ‘não pode ser uma esmola e nem o resto que me sobra’. Tem que partir da nossa vontade a partilha de tudo que recebemos de Deus, pois sabemos que para Ele retornará através das doações e obras feitas pela igreja para o crescimento e Santificação do nome de Deus”.


Eles ainda relatam sobre a relevância de se ensinar sobre o dízimo para os filhos, através de palavras e exemplos: “Vemos isso em nossa família, através de nossos filhos, que a exemplo de nós aprenderam a partilhar. Nosso filho mais velho sempre que recebe algum valor separa uma parte para o dízimo. Já o mais novo, sempre que visitamos outras igrejas, ele nos lembra de fazer a partilha. Com isso, vamos passando através de nossa partilha concreta, o ensinamento para nossa filha mais nova. Somos gratos a Deus por sermos dizimistas”.


Caso você se sinta chamado ou chamada a ser dizimista, entre em contato com a secretaria paroquial. Na Matriz do Bom Pastor, também há o Balcão no Dízimo, onde se pode tirar dúvidas quanto ao assunto e se cadastrar como dizimista. Partilhe!


Texto: Jéssica Reis

Imagem e fonte: https://arqmariana.com.br/noticia/arquidiocese-de-marianareforca-sobre-a-importancia-do-dizimo-durante-o-mes-denovembro/#:~:text=Igreja%20no%20Mundo- ,Arquidiocese%20de%20Mariana%20refor%C3%A7a%20sobre%20a%20impor t%C3%A2ncia,durante%20o%20m%C3%AAs%20de%20novembro&text=Em% 20novembro%2C%20a%20Arquidiocese%20de,convid%C3%A1%2Dlos%20a %20serem%20dizimistas.

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commenti


bottom of page