top of page
Buscar
  • Foto do escritorJéssica Reis

Informe-se [Edição 016] - Romaria Nacional de Catequistas

O "Informe-se" é uma publicação voltada para, como o próprio nome sugere, informar a comunidade sobre assuntos variados. Na matéria de hoje, o tema será a Romaria Nacional de Catequistas, que contou com catequista da Paróquia do Bom Pastor como participante, através de publicação(ões) feita(s) sobre o tema, que pode(em) ser lida(s) na íntegra ao final dessa matéria. A PASCOM deseja a participação ativa dos paroquianos da família Bom Pastor. Diante disso, essa publicação é fruto de uma indicação pasconeira. Obrigada a todos que nos ajudam a fortalecer o site da Paróquia! Tem alguma dica de tema a ser publicado? Entre em contato conosco!




O Santuário Nacional de Nossa Aparecida, em Aparecida (SP), recebeu de 30 de agosto a 1º de setembro, a Romaria Nacional de Catequistas. O evento, que é promovido pela Comissão para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB, conta com 3350 inscritos e será um momento formativo e celebrativo, com o objetivo principal de alinhamento da Catequese no Brasil à proposta de uma Catequese a serviço da Iniciação a Vida Cristã, com inspiração catecumenal.


A celebração de abertura, com a renovação das promessas batismais, ocorreu às 9h desta sexta-feira, 30 de agosto. As conferências do primeiro dia serão voltadas às temáticas “Olhar a realidade e os sinais dos tempos” e um “ABC da Iniciação à Vida Cristã”. Na parte da tarde serão feitas reflexões sobre o Querigma e o Catecumenato.


No segundo dia, 31 de agosto, o encontro teve início com a leitura orante da Palavra, às 8h30, e às 9h45 outra conferência sobre “purificação e iluminação”. Também foi realizada celebração penitencial nesse dia. Já na parte da tarde, os catequistas tiveram uma conferência sobre “Mistagogia” e ouvirão partilhas sobre as experiências de IVC pelo Brasil. Um terço luminoso em direção à Basílica também foi programado para o final do dia.


O último dia da Romaria, 1º de setembro, contou com uma conferência sobre “catequese, mídias digitais e inteligência artificial”. Em seguida, os participantes tiveram contato com projetos comuns para a Igreja no Brasil em torno da Iniciação à Vida Cristã. A Romaria foi encerrada com a missa de abertura do Mês da Bíblia, que este ano tem como lema “Porei em vós meu espírito, e vivereis” e traz reflexões a respeito do Livro de Ezequiel para as comunidades de todo o Brasil.


De acordo com o Portal A12: “A palavra catequese significa ecoar, ou seja, entrar pelo ouvido, então sair pelo outro, é para levar para o coração." A Santa Missa marcou o encerramento da 1ª Romaria Nacional dos Catequistas, e foi presidida por Dom Leomar Antônio Brustolin, Arcebispo da Arquidiocese de Santa Maria - RS e presidente da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-catequética da CNBB.


Um dos temas tratados foi a questão das mídias digitais e inteligência artificial: O jornalista Moisés Sbardelotto, mestre e doutor em Ciências da Comunicação, abordou o tema da comunicação na catequese, com a conferência “Catequese, cultura digital e inteligência artificial”. Sua proposta foi ajudar os participantes a entenderem “a comunicação da fé nessa cultura digital que nós vivemos hoje”.


Tendo o Papa Francisco como referência, Moisés recordou que a fonte da ação evangelizadora está justamente no encontro com a pessoa de Jesus Cristo. E a partir desse encontro há o transbordamento para os outros: “É um amor que vem de Deus, que nos preenche e a gente não consegue, digamos assim, conter essa comunicação”. Sobre inteligência artificial, Moisés destacou que essa nova tecnologia “não deve nos assustar”, mas é preciso ter discernimento, capacidade crítica de reflexão e de uso das possibilidades que essa tecnologia oferece.

 


Publicação: Jéssica Reis

Pascom - Paróquia do Bom Pastor.


Olá, me chamo Jéssica e hoje apresento a vocês o “Informe-se”, o seu momento de leitura aliado à informação. Sou Escritora Independente, sendo os principais livros publicados os títulos: "Jesus: Amigo, Mestre e Guia", "Jesus: Paz, Luz e Bem", que são análises dos Evangelhos de São João e São Lucas, respectivamente, trazendo interpretações sobre como os ensinamentos de Cristo podem ser vividos nos dias atuais.


Referências para essa publicação:

5 visualizações0 comentário

ความคิดเห็น


bottom of page