top of page
Buscar
Foto do escritorJéssica Reis

Dia Nacional do Voluntariado

Atualizado: 13 de nov.

O "Informe-se" é uma publicação voltada para, como o próprio nome sugere, informar a comunidade sobre assuntos variados. Na matéria de hoje, o tema será o Dia Nacional do Voluntariado, a ser comemorado no dia 28 de agosto, através de publicação(ões) feita(s) sobre o tema, que pode(em) ser lida(s) na íntegra ao final dessa matéria.




Seja um voluntário


A área social é uma das que mais conta com o trabalho de voluntários. São eles que põem a mão na massa para ajudar as pessoas que mais necessitam e a Igreja em todo o mundo também forte contribuição neste trabalho que também evangeliza. Em entrevista ao portal da Pastoral da Criança, vinculada a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a coordenadora nacional da Pastoral da Criança, Ir. Veneranda da Silva Alencar, diz que o trabalho voluntário é uma das muitas maneiras de ir ao encontro de quem precisa. “Não existe hora certa para se tornar um líder, um voluntário. O importante é se colocar à disposição, pois é um chamado, é ser escolhido por Deus”.


Outras áreas como: em hospitais, escolas e na Universidade, é onde se encontra boa parte das pessoas que dedicam seu tempo para ajudar outro que está precisando no momento sem receber nada em troca. “Gastar tempo com o próximo fará diferença na sua vida para sempre”, ressalta irmã Veneranda. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2018 apenas 4,3% da população brasileira fez algum tipo de trabalho voluntário. Irmã Veneranda ressalta ainda que: “todos devem aprender e ensinar, trocar experiências, pois isso faz parte do nosso cotidiano e, juntos, devemos aprender valores que vão mudar a nossa vida”.


Tamanha importância do voluntariado, que, algum tempo atrás, o Papa Francisco elogiou os jovens que se dedicam a ações de voluntariado nas férias e disse que a vida cristã exige “coerência” e disponibilidade para “servir o próximo”. “Penso com admiração em tantas comunidades e grupos de jovens que, também durante o verão, se dedicam a este serviço em favor dos doentes, pobres, pessoas com deficiência”, disse antes da oração do ângelus. Francisco defendeu ainda uma caridade “aberta a todos”, com uma única preferência, “pelos mais pobres e os excluídos”. Doar tempo, trabalho e talento para causas de interesse social na qual acredita é a essência de um voluntário.


Publicação: Jéssica Reis

Pascom - Paróquia do Bom Pastor.



Referências para essa publicação:

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page