O "Informe-se" é uma publicação voltada para, como o próprio nome sugere, informar a comunidade sobre assuntos variados. Na matéria de hoje, o tema será a Carta do Papa, através de publicação(ões) feita(s) sobre o tema, que pode(em) ser lida(s) na íntegra ao final dessa matéria. A PASCOM deseja a participação ativa dos paroquianos da família Bom Pastor. Diante disso, essa publicação é fruto de uma indicação pasconeira. Obrigada a todos que nos ajudam a fortalecer o site da Paróquia! Tem alguma dica de tema a ser publicado? Entre em contato conosco!
“Carta sobre o papel da literatura na educação”, é o título do texto do Papa Francisco, que pretende incentivar o amor pela leitura e propõe uma mudança no currículo dos seminários, para incluir mais obras literárias. O Santo Padre argumenta que a literatura pode educar o coração e a mente dos futuros sacerdotes, ampliando sua sensibilidade e abertura espiritual. No texto, direcionada não apenas aos candidatos ao sacerdócio, mas a todos os cristãos, o Papa destaca como os livros abrem novos espaços interiores, enriquecem a mente e o coração, ajudam a enfrentar a vida e a compreender os outros.
“A leitura pode ser um oásis em momentos difíceis, ajudando a encontrar serenidade e novos pensamentos”, observa Francisco, “na era das redes sociais, celulares e dispositivos eletrônicos, a leitura de livros oferece um engajamento mais ativo e enriquecedor, em comparação com os produtos audiovisuais”. O Santo Padre compartilha sua experiência pessoal como professor de literatura, onde adaptou o currículo para incluir autores contemporâneos que atraíam os alunos, cultivando assim o gosto pela leitura. Ele afirma que a literatura ajuda os leitores a se conectarem com seus próprios dramas e emoções, promovendo uma compreensão mais profunda da condição humana.
O Papa também destaca os benefícios da leitura, como a ampliação do vocabulário, o desenvolvimento da inteligência, a estimulação da criatividade, a melhoria da concentração e a redução do estresse: “A leitura prepara as pessoas para enfrentar diversas situações na vida, permitindo que mergulhem nas experiências dos personagens e desenvolvam empatia”. Por fim, Francisco exorta os cristãos a desacelerarem e a cultivarem um relacionamento mais contemplativo e desinteressado com o mundo, através da leitura: “A literatura nos ensina a explorar a verdade das pessoas e das situações, desenvolvendo nossa empatia e nos fazendo perceber que nossas emoções são universais”. Na conclusão da carta, o Papa afirma que a leitura ajuda a nos conectar com a humanidade de Jesus Cristo, tornando-nos mais sensíveis e compassivos em nossa fé e ação pastoral.
Publicação: Jéssica Reis
Pascom - Paróquia do Bom Pastor.
Olá, me chamo Jéssica e hoje apresento a vocês o “Informe-se”, o seu momento de leitura aliado à informação. Sou Escritora Independente, sendo os principais livros publicados os títulos: "Jesus: Amigo, Mestre e Guia", "Jesus: Paz, Luz e Bem", que são análises dos Evangelhos de São João e São Lucas, respectivamente, trazendo interpretações sobre como os ensinamentos de Cristo podem ser vividos nos dias atuais.
Referências para essa publicação:
Comments