top of page
Buscar
Foto do escritorJéssica Reis

Informe-se [Edição 008] - Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação

O "Informe-se" é uma publicação voltada para, como o próprio nome sugere, informar a comunidade sobre assuntos variados. Na matéria de hoje, o tema será o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, através de publicação(ões) feita(s) sobre o tema, que pode(em) ser lida(s) na íntegra ao final dessa matéria. A PASCOM deseja a participação ativa dos paroquianos da família Bom Pastor. Diante disso, essa publicação é fruto de uma indicação. Obrigada a todos que nos ajudam a fortalecer a Pastoral da Comunicação! Tem alguma dica de tema a ser publicado? Entre em contato conosco!



A Mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação 2024, com o tema " Espera e age com a criação", foi publicada em 27 de junho. O Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação é celebrado todo dia 1º de setembro, ocasião para a qual o Santo Padre escreve uma Mensagem dirigida à Igreja Católica e a todas as pessoas de boa vontade. 


O tema " Espera e age com a criação" é inspirado na Carta de São Paulo aos Romanos (Rm 8,19-25). Em sua mensagem, o Papa Francisco incentiva "a viver uma fé encarnada, que sabe entrar na carne sofredora e esperançosa das pessoas; a unir forças para contribuir para repensar juntos a questão do poder humano; a estender a harmonia entre a humanidade também à criação na responsabilidade por uma ecologia humana e integral, caminho de salvação da nossa casa comum". Com a ajuda do Espírito Santo, procurar viver "uma vida que se torne um canto de amor a Deus, à humanidade, com e para a criação, e que encontre sua plenitude na santidade".



Atitudes para a vida cotidiana


CUIDAR DA CASA COMUM - “Promover a solidariedade global, tendo em conta que a biodiversidade é um bem comum, que requer um compromisso partilhado; colocar no centro as pessoas em situação de vulnerabilidade, incluindo as mais afetadas pela perda de biodiversidade, como os povos indígenas, as pessoas mais idosas e os jovens”. (Papa Francisco) Que gestos concretos queres fazer para cuidar do espaço que habitas, que também é o dos teus irmãos e o da criação inteira?


ESCUTAR A DOR - “O grito amargo da criação, escutemo-lo e respondamos com atos, para que nós e as gerações futuras possamos continuar a alegrar-nos com o doce canto de vida e esperança das criaturas”. (Papa Francisco) Contempla, na dor do meio ambiente e dos irmãos, a oportunidade de fazer algo por eles. O que está ao teu alcance?


CUIDAR DA VIDA (AR, ÁGUA, SERES VIVOS) - “Viver a vocação de protetores da obra de Deus é parte essencial duma existência virtuosa. Não é algo opcional, nem um aspecto secundário da experiência cristã”. (Papa Francisco) Expressas a tua fé e a tua relação com Deus cuidando e protegendo a natureza e as pessoas que Ele te confiou?


COMPROMETER-SE PESSOALMENTE - “Como pessoas de fé, sentimos, além disso, a responsabilidade de agir, no nosso dia a dia, em consonância com esta necessidade de conversão, que não é apenas individual”. (Papa Francisco) Escreve um propósito que manifeste o teu desejo de cuidar do meio ambiente e das pessoas que Deus te confiou.


MOBILIZARMO-NOS COM OUTROS - “A conversão ecológica necessária para criar um dinamismo duradouro de mudança é também uma conversão comunitária … Trata-se de ‘converter’ os modelos de consumo e produção, bem como os estilos de vida, numa direção mais respeitadora da criação e do desenvolvimento humano integral de todos os povos presentes e futuros". (Papa Francisco) Há algo na tua maneira de consumir que possas melhorar, para não gerar resíduos nem gastos prejudiciais para a natureza e para os outros?



Texto: Jéssica Reis

Pascom - Paróquia do Bom Pastor


Sobre a autora:

Olá, me chamo Jéssica e hoje apresento a vocês o “Informe-se”, o seu momento de leitura aliado à informação. Sou Escritora Independente, sendo os principais livros publicados os títulos: "Jesus: Amigo, Mestre e Guia", "Jesus: Paz, Luz e Bem", que são análises dos Evangelhos de São João e São Lucas, respectivamente, trazendo interpretações sobre como os ensinamentos de Cristo podem ser vividos nos dias atuais.


Referências para essa publicação:

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Комментарии


bottom of page