top of page
Buscar
  • Foto do escritorJéssica Reis

Informe-se [Edição 006] - Doação de sangue

O "Informe-se" é uma publicação voltada para, como o próprio nome sugere, informar a comunidade sobre assuntos variados. Na matéria de hoje, o tema será a doação de sangue, através de publicações feitas sobre o tema, que podem ser lidas na íntegra ao final dessa matéria.




Doação de sangue como presença fraterna¹


De acordo com os ensinamentos de Jesus Cristo “a vida é essencialmente samaritana”. E nos dias atuais, uma das formas de ser presença fraterna na vida do próximo é através da doação de sangue. Em épocas do ano, o volume dos estoques dos hemocentros de diversos estados brasileiros tem caído, despertando para a urgência das doações. No mês de junho, quando ocorre o Dia Mundial do Doador de Sangue, o Papa Francisco ressaltou ser esta uma ocasião para estimular a sociedade a ser mais solidária. Francisco expressou seu apreço “a todos os que realizam este ato simples, mas muito importante de ajuda ao próximo”.


E dioceses, grupos e instituições eclesiais têm se mobilizado para contribuir nessas ações de solidariedade. A Pastoral da Saúde, há mais de cinco anos, promove a campanha com o mote “Solidariedade tá na veia” [...]. “Quem doa sangue, doa uma nova oportunidade de vida. Ao compartilhar com alguém esse líquido vital, colaboramos com o resgate de muitas vidas”, afirma Irmão Benê Oliveira, Superior Provincial da Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS) .



Doação de sangue em Conselheiro Lafaiete²


O Posto de Coleta de Sangue “Dr. Nilson Albuquerque”, o PACE de Conselheiro Lafaiete, é o local mais próximo que os lafaietenses podem realizar as doações, sendo que cada bolsa pode salvar até quatro vidas. A equipe do PACE tem realizado diversas ações de captação de doadores, em parceria com os Hospitais São José e Queluz, como resultado já constam como parceiros que abraçaram a causa algumas empresas da região e também o Tiro de Guerra, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, além de doadores da cidade e região.


Para Diane Fidelis, a adesão das pessoas ao ato de doação de sangue significa muito para o PACE, pois, demonstram a solidariedade da população a esta causa que tem como único objetivo salvar vidas. “Esperamos que mais empresas, instituições e população se juntem a nós e venham doar sangue, contribuindo para salvarmos muito mais vidas”. O PACE funciona de segunda a sexta-feira, das 8:00 às 16:00, para a realização do agendamento e entrega de resultados, sendo que os agendamentos também podem ser feitos pelos telefones 99239-1251 / 98452-3455 / 98426-1321. As coletas são feitas às quartas-feiras, de 7:30 às 12:00. O posto de coleta fica na Rua Higino Sebastião da Cunha, nº 135, Bandeirinhas, na região da Linhazinha.


Texto: Jéssica Reis

Pascom - Paróquia do Bom Pastor


Sobre a autora:

Olá, me chamo Jéssica e hoje apresento a vocês o “Informe-se”, o seu momento de leitura aliado à informação. Sou Escritora Independente, sendo os principais livros publicados os títulos: "Jesus: Amigo, Mestre e Guia", "Jesus: Paz, Luz e Bem", que são análises dos Evangelhos de São João e São Lucas, respectivamente, trazendo interpretações sobre como os ensinamentos de Cristo podem ser vividos nos dias atuais.


Referências para essa publicação:

7 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page