top of page
Buscar
  • Foto do escritorJéssica Reis

Informe-se [Edição 005] - Entronização do Sagrado Coração de Jesus

O "Informe-se" é uma publicação voltada para, como o próprio nome sugere, informar a comunidade sobre assuntos variados. Na matéria de hoje, o tema será a Entronização do Sagrado Coração de Jesus, através de publicações feitas sobre o tema, que podem ser lidas na íntegra ao final dessa matéria.




História da Entronização do Sagrado Coração de Jesus¹


Uma entronização é o ato de entronizar ou fazer ocupar um trono, aquele ou aquela a quem se escolhe para reinar. O gesto faz referência a categorias do mundo medieval, resgatando as figuras de rei, rainha, trono, corte, castelo, etc., além da forma de governo, a monarquia, que é o governo de um soberano. Propondo uma relação com Jesus Cristo a partir desta simbologia, a entronização, no meio cristão, é um ato devocional que encontra seu significado na comparação de nossa casa com um castelo, que deve ser uma digna morada para aquele que também recebe, na liturgia católica, o título de Rei do Universo.


A entronização é um convite a Jesus Cristo para ocupar o trono, o lugar mais importante da casa. Seja fisicamente, no que se refere ao lugar físico de maior destaque da residência, mas também o lugar de rei, propriamente dito, no coração e na vida dos que a habitam, sendo este último o grande e profundo sentido desta prática devocional.


A religiosa Margarida Maria de Alacoque foi quem recebeu, em 1673, as revelações a respeito da devoção ao Sagrado Coração de Jesus, como as conhecemos hoje. Ela era uma religiosa na Ordem da Visitação fundada por São Francisco de Sales. Naquele ano, Margarida começou a receber visitas de Jesus durante suas orações. Ele vinha até ela com seu coração exposto e transpassado e, durante essas visitas, o Senhor recomendou a ela que divulgasse pelo mundo a devoção ao Sagrado Coração de Jesus, que era composta de algumas práticas específicas.


A entronização é uma das práticas pedidas por Jesus a ela e uma maneira de divulgar esta bonita devoção nas famílias, devoção que tem em seu cerne reconhecer o amor de Deus pelo ser humano, simbolizado no coração transpassado que ela via em suas visões. A forma que vemos na imagem do Sagrado Coração de Jesus é uma representação da forma como o Senhor aparecia à santa, a quem fez doze promessas, que são estendidas a todo aquele e aquela que se fizerem esta consagração.


A festa do Sagrado Coração de Jesus é uma Solenidade do Tempo Comum do calendário litúrgico da Igreja Católica. Foi celebrada em outubro de 1672 pelo sacerdote São João Eudes, pela primeira vez, mas ganhou notoriedade a partir do dia 23 de agosto de 1856, quando o Papa Clemente XIII aprovou a Missa em honra do Sagrado Coração e decretou que fosse celebrada em toda a Igreja, na sexta-feira que se segue à festa do Corpo de Cristo, portanto, no mês de junho.



Entronização do Sagrado Coração de Jesus em Conselheiro Lafaiete²


A entronização é uma das mais tradicionais celebrações católicas e, em Lafaiete, mobiliza os fiéis, que acompanham os ritos de suas casas e também comparecem à Basílica do Sagrado Coração de Jesus. Neste ano, para coroar seu primeiro jubileu, a igreja, elevada à categoria de Basílica, receberá a renovação da consagração ao Sa­gra­do Coração de Jesus, com a condução do arcebispo metropolitano, dom Airton José dos Santos.


O gesto, realizado pela primeira vez por dom Antônio Ferreira Viçoso, em 08 de dezembro de 1874, acontecerá durante a entronização, na sexta, 07 de junho [a entronização ocorrerá às 20:30h]. Esse momento, assim como a celebração solene das 18h, poderá ser acompanhado através das redes sociais da Arquidiocese de Ma­ri­ana, da Basílica do Sagrado Coração de Jesus e da Rádio Queluz FM.



Texto: Jéssica Reis

Pascom - Paróquia do Bom Pastor


Sobre a autora:

Olá, me chamo Jéssica e hoje apresento a vocês o “Informe-se”, o seu momento de leitura aliado à informação. Sou Escritora Independente, sendo os principais livros publicados os títulos: "Jesus: Amigo, Mestre e Guia", "Jesus: Paz, Luz e Bem", que são análises dos Evangelhos de São João e São Lucas, respectivamente, trazendo interpretações sobre como os ensinamentos de Cristo podem ser vividos nos dias atuais.


Referências para essa publicação:

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

留言


bottom of page