top of page
Buscar
  • Foto do escritorJéssica Reis

Grito dos excluídos e excluídas - Você tem fome e sede de quê?

A Arquidiocese de Mariana informa, em publicação que pode ser lida na íntegra no link ao final deste texto, sobre o "Grito dos Excluídos":


Tradicionalmente, além do Dia da Independência, o 07 de setembro é marcado pela realização do Grito dos Excluídos e Excluídas. Chegando em sua 29ª edição, neste ano, a mobilização provoca à reflexão por meio do lema “Você tem fome e sede de quê?”, em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2023. Incentivando a participação de todos no ato, a Dimensão Sociopolítica da Arquidiocese de Mariana realiza a partir desta quarta-feira, 30 de agosto, uma série de lives sobre os cinco eixos do Grito: políticas públicas; democracia e soberania; violências estruturais, patriarcado, racismo, machismo; povos originários; e desigualdade, economia, justiça social. As conversas serão transmitidas pelas redes sociais (YouTube e Facebook) da Arquidiocese de Mariana a partir das 20h.


Programação:

  • 30 de agosto, às 20h – Região Oeste – “Políticas Públicas”.

  • 31 de agosto, às 20h – Região Norte – “Democracia e Soberania”.

  • 1º de setembro, às 20h – Região Leste- “Violências estruturais”.

  • 04 de setembro, às 20h – Região Sul – “Povos Originários”.

  • 05 de setembro, às 20h – Região Centro – “Desigualdade, economia e justiça social”.

Fonte: https://arqmariana.com.br/noticia/voce-tem-fome-e-sede-de-que-provoca-a-reflexao-o-29o-grito-dos-excluidos-e-excluidas-confira-a-programacao-da-arquidiocese/



Dia do Grito


Como já é de costume, na Arquidiocese de Mariana, a realização do Grito dos Excluídos e Excluídas no dia 07 de setembro será realizado na cidade de Congonhas (MG). Em carta enviada às paróquias, o Assessor Arquidiocesano da Dimensão Sociopolítica, Padre Marcelo Moreira Santiago, convida a todos para se juntarem ao ato: “Tragam suas bandeiras de luta social e dos grupos eclesiais aos quais pertence, faixas, cartazes, instrumentos musicais… e, sobretudo, muita alegria, ânimo renovado, fé, coragem e profecia”, incentiva.


Ele ainda solicita, de modo especial, aos párocos e administradores paroquias e às equipes paroquiais de animação litúrgica a “fazerem menção ao Grito dos Excluídos e Excluídas nas celebrações paroquiais que antecedem ao dia 07 setembro (02 e 03 – sábado e domingo) e no dia principal (quinta-feira), como, por exemplo, na homilia, nas preces da comunidade… sempre registrando o compromisso comunitário paroquial, à luz da fé e no seguimento de Jesus Cristo, com o serviço da caridade”, solicita Padre Marcelo.



Texto: Jéssica Reis


Referência para a elaboração desse texto:

https://arqmariana.com.br/noticia/voce-tem-fome-e-sede-de-que-provoca-a-reflexao-o-29o-grito-dos-excluidos-e-excluidas-confira-a-programacao-da-arquidiocese/

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page