Ocorreu no dia 11 de dezembro, no Salão da 40 no Bairro Paulo VI, assim como no dia 17 de dezembro, na Praça de Eventos da Matriz do Bom Pastor, o Natal das Crianças. Para a elaboração desses eventos, contou-se com a participação de diversos paroquianos das comunidades do Divino Espírito Santo e do Bom Pastor, sendo que foram as primeiras festas natalinas direcionadas para as crianças pós pandemia.
Ao levar as crianças para esses eventos, mais que diversão, há a inserção das mesmas em um ambiente que promove o verdadeiro significado do Natal, que é o nascimento do Menino Jesus. Além de brincarem e festejarem, a família pode estar unida, ensinando aos pequenos a importância de ter uma fé viva no Cristo Menino.
Outra forma de celebrar essa importante data religiosa é através da novena de Natal, que possui esse ano o tema “Caminhar juntos com o Menino Jesus” e o lema “Embora sendo muitos, formamos um só corpo” (Rm 12,4 – 5). Sobre a novena, Roseli Marques Soares da Silva, presidente da Cúria da Legião de Maria e coordenadora da novena de Natal, há mais ou menos 28 anos, na Paróquia do Bom Pastor deu seu relato para o site da Arquidiocese de Mariana:
“A gente vai rezar todos os dias, cada dia em uma casa. A coordenação é por minha conta, eu que comunico com o padre, depois passo pra todo mundo e eu marco tudo, em todos os bairros. Eu acho a novena de Natal muito importante. É uma reunião, em um contexto muito bom, e a gente aprende demais na novena de Natal, com os comentários e as conversas, então acaba todo mundo aprendendo muito”.
Seja através da novena, da participação das crianças nos eventos ocorridos, ou qualquer outra celebração que coloque o Menino Jesus em destaque, vivemos no Natal em plenitude. Não vamos deixar que personagens voltados ao consumismo, presentes ou outras coisas passageiras nos tirem o foco Daquele que é o verdadeiro sentido dessa data tão especial.
Nos mais, nós da Pascom, em nome de todos que formam as comunidades pertentes à Paróquia do Bom Pastor, desejamos a você um feliz Natal, que só pode ocorrer na presença do Menino Jesus. Que nossos lares tenham amor como o que havia na Sagrada Família, onde Maria e José ofereceram suas vidas para se cumprir a promessa. Que saibamos perceber que o maior presente ofertado a Cristo não foi ouro, incenso ou mirra, mas sim uma família para O acolher e caminhar com Ele durante Sua jornada. E que o maior presente oferecido a nós foi a vinda de um Menino!
Obrigada Jesus, por ser o maior presente para nós!
Texto: Jéssica Reis
Comments