top of page
Buscar
  • Foto do escritorPASCOM - Bom Pastor

Epifania e batismo do Senhor

No dia 06 de janeiro de 2023 foi celebrado o dia de Reis, sendo que na missa das 19h, na Matriz do Bom Pastor, contou-se com a presença da Folia de Reis, que animou com seus cânticos próprios o início da celebração. Já no dia 08 de janeiro de 2023, celebrou-se a Epifania do Senhor. Na homilia feita pelo Papa Francisco sobre essa data, transcrita no site do Vaticano, o pontífice reflete sobre a busca dos Reis Magos pelo Menino Jesus:


A aventura fascinante destes sábios do Oriente ensina-nos que a fé não nasce dos nossos méritos nem de raciocínios teóricos, mas é dom de Deus. A sua graça ajuda-nos a despertar da apatia e a dar espaço às perguntas importantes da vida, perguntas que nos fazem sair da presunção de ter tudo em ordem, abrindo-nos para aquilo que nos supera. A primeira coisa que vemos nos Magos é esta: a inquietação de quem se interroga.


Fonte: https://www.cnbb.org.br/celebrar-em-familia-baixe-o-roteiro-para-a-festa-do-batismo-do-senhor/


Diante das palavras proferidas pelo Papa Francisco, há o questionamento sobre quais perguntas norteiam nossas vidas, visto que elas que nos impulsionam a buscar respostas e, como consequência, a agir. Algumas dessas interrogativas foram explicitamente citadas pelo pontífice em sua homilia, sendo algumas delas: “para mim, onde está a felicidade? Onde está a vida plena a que aspiro? Onde está aquele amor que não passa [...]? Quais são as oportunidades escondidas dentro das minhas crises e tribulações?”


Ao refletir sobre essas questões, que a busca por sermos melhores sobressaia. Ainda sobre a liturgia do início de 2023, no dia 09 de janeiro ocorreu a celebração do Batismo do Senhor. De acordo com Mons. José Maria Pereira, em texto publicado no site “Sou catequista”: “A Festa do Batismo do Senhor, celebrada no Domingo depois da Epifania encerra o ciclo das Festas da Manifestação do Senhor, o ciclo de Natal. Comemoramos o Batismo de Jesus por São João Batista nas águas do rio Jordão. Sem ter mancha alguma que purificar, Jesus quis submeter-se a esse rito”.


Ou seja, nessa data, encerra-se o ciclo natalino para iniciar o tempo comum na igreja. Cabe destacar sobre essa celebração que Ele escolheu ser batizado e não fez tal atitude de ir ao encontro de João Batista por obrigação. Ainda Mons. José Maria Pereira afirma que: “Na Igreja, ninguém é um cristão isolado. A partir do Batismo, o cristão passa a fazer parte de um povo, e a Igreja apresenta-se como a verdadeira família dos filhos de Deus”.


Com isso, ao também ser batizado, Jesus mostra o quanto deseja estar ligado com Seu povo, sendo membro da família, ligado mais fortemente através do Seu gesto concreto. Que o batismo de Jesus e o de cada um de nós seja um elo que nos aproxima a cada dia do Bom Pastor. Gostou de saber mais sobre a liturgia ocorrida nesse início de 2023? Se sim, acesse esse site e fique sabendo das principais notícias de nossas comunidades! Em breve, mais informações que catequizam.


Texto: Jéssica Reis

Fontes: https://www.vatican.va/content/francesco/pt/homilies/2023/documents/2023010 6_omelia-epifania.html

https://soucatequista.com.br/batismo-dosenhor.html#:~:text=Isto%20significa%20um%20ato%20de,e%20mission%C3 %A1rios%20de%20Jesus%20Cristo.


4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page