top of page
Buscar
  • Foto do escritorJéssica Reis

Dons a serviço: Pastoral da Comunicação

Assim como há diferentes dons, caso você deseje apoiar a Paróquia com seu tempo, existem diferentes pastorais que auxiliam a Igreja na evangelização. Hoje, a Pastoral da Comunicação (Pascom) será a mencionada aqui, sendo que você está convidado a divulgar as alegrias do Senhor através dela. Entre em contato caso se sinta chamado(a) a participar da Pascom.



O que é a Pascom?


De acordo com o site da Pascom: O Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil nos apresenta que a “Pascom estrutura-se a partir dos documentos da Igreja, dos estudos e pesquisas na área da comunicação e das práticas comunicativas vividas e experienciadas pelas comunidades e grupos, convertendo-se em um eixo transversal de todas as pastorais da Igreja. Para que a comunicação encontre espaços para anunciar a todos a Boa Nova de Jesus Cristo, é necessário que a Pascom ocupe um lugar específico de atuação na vida eclesial, que lhe permita irradiar as ações próprias do campo da comunicação com sentido pastoral. A expressão “Pastoral da Comunicação” nasce da junção de duas realidades que interagem reciprocamente: comunicação e pastoral. O universo da comunicação abrange as distintas dimensões da realidade humana, enquanto o universo da pastoral envolve a dimensão sócio eclesial, relacionada aos diferentes ambientes da Igreja em sua missão de evangelizar.” (Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, n. 244)



Pascom na Paróquia do Bom Pastor


A Pascom atua em diferentes ações nas Comunidades que compõem a família do Bom Pastor. Entre elas, podem ser elencadas: divulgação de assuntos pertinentes à Paróquia nas diferentes redes sociais, criação de textos para publicação no site, além do apoio nas missas e demais celebrações através da elaboração dos slides, operação do data show, registros fotográficos das celebrações, entre outros.


Fonte: Pascom - Paróquia do Bom Pastor



Pascom por quem é pasconeiro(a)


Luísa da Silva, atual coordenadora da Pascom na Matriz do Bom Pastor, relata o que a Pastoral da Comunicação significa para ela: "A Pascom é diálogo. A Pastoral da comunicação é responsável por dialogar com as comunidades e movimentos e comunicar o Evangelho. Temos como exemplo o próprio Jesus, que é o maior e melhor comunicador do Pai. Ele usava ações e palavras para comunicar. E ser Pascom é isso. É comunicar através dos meios de comunicação, através das palavras, das imagens, das nossas ações e nos meios em que estamos. Na Pascom aprendemos a ouvir, compreender e conhecer os diversos movimentos da nossa igreja e assim comunicar e anunciar as maravilhas que acontecem todos os dias". Venha ser um pasconeiro ou uma pasconeira conosco!



Cursos para quem já participa da Pascom e para quem gosta de divulgar as alegrias de Deus


A seguir, algumas dicas para o Eixo Formação da Pascom, sugestões dadas pela Pascom Brasil: "o quanto você tem se atualizado? Já parou para pensar que em nossa caminhada Pastoral é sempre necessário reciclarmos o nosso conhecimento? Às vezes não temos condições financeiras para comprar algum curso, no entanto, na internet há uma variedade de plataformas gratuitas que podem te ajudar"




Texto: Jéssica Reis

Pascom - Paróquia do Bom Pastor


Referências para elaboração dessa publicação:

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page