O dia 11 de fevereiro é o dia mundial do enfermo, sendo que, para essa data, o Papa traz mensagens que levam à reflexão. Segundo o Pontífice, em texto divulgado na íntegra pelo Vaticano: “A doença faz parte da nossa experiência humana. Mas pode tornar-se desumana, se for vivida no isolamento e no abandono, se não for acompanhada pelo desvelo e a compaixão”. Ele ainda afirma sobre a missão de cuidar que a igreja tem:
“[...] é tão importante, relativamente também à doença, que toda a Igreja se confronte com o exemplo evangélico do bom samaritano, para se tornar um válido ‘hospital de campanha’: com efeito a sua missão, especialmente nas circunstâncias históricas que atravessamos, exprime-se na prestação de cuidados. Todos somos frágeis e vulneráveis; todos precisamos daquela atenção compassiva que sabe deter-se, aproximar-se, cuidar e levantar. Assim, a condição dos enfermos é um apelo que interrompe a indiferença e abranda o passo de quem avança como se não tivesse irmãs e irmãos”.
Fonte: https://arqmariana.com.br/noticia/dia-mundial-do-doente-o-dom-e-o-servico-da-igreja-no-cuidado-aos-enfermos/
Sobre a data, Papa Francisco afirma que “o Dia Mundial do Doente não convida apenas à oração e à proximidade com os que sofrem, mas visa ao mesmo tempo sensibilizar o povo de Deus, as instituições de saúde e a sociedade civil para uma nova forma de avançar juntos”. Ele também destacou o sentimento de gratidão pelos profissionais da saúde, principalmente sobre a atuação dos mesmos durante o período pandêmico.
Por fim, o Pontífice mencionou sobre a proximidade das festividades de Nossa Senhora de Lourdes, protetora dos doentes, pedindo a intercessão de Maria para aqueles que estão enfermos, cuidadores, familiares, profissionais da saúde, entre outros. Que Nossa Senhora de Lourdes interceda a cada um de nós paroquianos das comunidades do Bom Pastor, pedindo ao seu Filho por nossa saúde física, mental e espiritual.
Texto: Jéssica Reis
Fonte: https://www.vatican.va/content/francesco/pt/messages/sick/documents/2023011 0-giornata-malato.htm
Comments