top of page
Buscar
  • Foto do escritorJéssica Reis

Dia Mundial de Combate ao Câncer

Para refletir sobre o Dia Mundial de Combate ao Câncer, foi utilizada uma publicação da Arquidiocese de Florianópolis, que pode ser lida na íntegra ao final dessa matéria.



Nós, católicos, acreditamos que Deus tem um propósito, mesmo em meio ao que nos parece absurdo e até incompatível com a Sua bondade infinita. São inúmeros os casos de santos que enfrentaram sofrimentos atrozes e deles saíram fortalecidos e repletos de uma paz que o conforto sensível é incapaz de proporcionar. São inúmeros os casos de pessoas simples e de fé singela que, mesmo enfrentando a doença e a morte, mantêm a alma serena e lúcida na vívida esperança da eternidade. Às vezes, a cura do corpo é permitida. Outras vezes, não. E é fácil desconfiar da bondade de Deus quando parece que Ele se afastou de nós em meio a tanto sofrimento.


Porém, ao mesmo tempo que permite a provação, Deus nos proporciona os meios para enfrentá-la. A medicina é um deles: podemos e devemos usar os recursos médicos que estão ao nosso alcance. A ciência está a serviço do nosso progresso humano. Mas também podemos recorrer ao tesouro dos meios espirituais, entre os quais a comunhão com os santos, cujo testemunho de vida e cuja intercessão cara a cara diante de Deus podem nos ajudar a fortalecer a nossa própria fé. É claro que podemos pedir qualquer graça diretamente a Deus. Mas Ele nos quer unidos como família: por isso podemos “juntar” as nossas forças espirituais à força da fé dos nossos irmãos e irmãs que convivem conosco nesta vida e que já nos precederam na eternidade.


Há um santo reconhecido pela poderosa intercessão em favor dos que sofrem de câncer: São Peregrino. Italiano do século XIV, ele próprio sofreu uma infecção cancerosa na perna e, após a sua morte, começou a ser venerado como padroeiro dos pacientes de câncer. Muitos milagres foram atribuídos à sua intercessão. Esta é uma oração simples a São Peregrino, pedindo, por sua intercessão junto a Deus, a graça da cura do câncer:


Ó grande São Peregrino,

tu foste chamado poderoso e obrador de maravilhas

por causa dos numerosos milagres

que obtiveste de Deus

em favor daqueles que a ti recorreram.

Carregaste em tua própria carne

a doença do câncer,

que destrói a própria fibra do nosso ser

e recorreste à fonte de toda graça

quando o poder do homem nada mais podia fazer.

Foste favorecido com a visão de Jesus

que descia da Cruz para curar tua aflição.

Pede a Deus e a Nossa Senhora

a cura dos doentes que confiamos a ti.

(Neste momento, recorde silenciosamente os nomes daqueles por quem você está rezando)

Ajudados assim pela tua poderosa intercessão,

nós cantamos a Deus,

agora e por toda a eternidade,

um cantar de gratidão

pela Sua imensa bondade e misericórdia.

Amém.



Confiante em Deus, entregue a Ele suas dores e preocupações. Reze essa oração para alguém que você conhece que esteja enfrentando o câncer e seus familiares. Acredite que a bondade de Deus é maior do que qualquer enfermidade.



Texto: Jéssica Reis

Pascom - Paróquia do Bom Pastor


Referência para elaboração dessa publicação:

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page