top of page
Buscar
  • Foto do escritorJéssica Reis

Dia mundial das comunicações sociais

Para falar sobre essa data, foi utilizada como fonte uma publicação da Pascom Brasil, que pode ser vista na íntegra ao final dessa matéria.



Em 7 de maio de 1967, um domingo da Ascensão do Senhor, a Igreja celebrava pela primeira vez o Dia Mundial das Comunicações Sociais. Foi pela condução do Papa Paulo VI que os fiéis passaram a reconhecer essa data como um símbolo para falar sobre comunicação, uma ciência inovadora a cada época que surgia, sempre com novidades tecnológicas que, de um jeito ou de outro, precisavam ser assimiladas pela Igreja Católica.


Ainda hoje, após anos de consagração da data do Dia Mundial das Comunicações Sociais, a Igreja permanece fiel ao compromisso ético pelo uso dos meios de comunicação para o anúncio da Palavra de Deus. Ao mesmo tempo, ela também demonstra preocupação com o mau uso das tecnologias avançadas, pois existem diversos mecanismos, além de pessoas, capazes de deturpar a verdadeira mensagem do Reino.


Essa preocupação por parte do âmbito religioso independe do tempo, ou seja, mesmo após tantos anos celebrando a data, refletindo sobre os temas de cada ano, Papa Francisco ainda reforça que a sociedade precisa promover “uma informação correta e uma maior consciência da transição de época que estamos a atravessar, favorecendo a escuta das múltiplas carências das pessoas e dos povos, em um sistema de informação articulado e pluralista”.


Neste ano de 2024 o Dia Mundial das Comunicações Sociais reflete muito bem a conexão entre as épocas e o avanço da tecnologia [...].“Basta pensar no problema da desinformação que enfrentamos, há anos, no caso das fake news e que hoje se serve da deep fake, isto é, da criação e divulgação de imagens que parecem perfeitamente plausíveis mas são falsas (já me aconteceu a mim também ser objeto delas), ou mensagens-áudio que usam a voz duma pessoa, dizendo coisas que ela própria nunca disse. A simulação, que está na base destes programas, pode ser útil nalguns campos específicos, mas torna-se perversa quando distorce as relações com os outros e com a realidade.” (Mensagem do Papa Francisco para o 58º DMCS).


E você? Já parou para pensar como a Inteligência Artificial pode impactar na sua rotina, na caminhada da sua pastoral, na sua vida profissional? Já se perguntou como as plataformas de I.A. serão capazes de mexer na sua rotina, desde situações mais simples como as mais complexas? Já se questionou como a sociedade vai fazer para garantir que as mensagens, informações e notícias verdadeiras cheguem aos seus destinatários sem a influência das I.A.s?


É um pouco disso que o 58º Dia Mundial das Comunicações Sociais deste ano propõe para nós, agentes da Pascom!



Texto: Jéssica Reis

Pascom - Paróquia do Bom Pastor


Referência para elaboração dessa publicação:

5 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page