top of page
Buscar
  • Foto do escritorJéssica Reis

Dia mundial da oração e dia internacional das mulheres

No dia 03 de Março comemorou-se o dia mundial da oração. Tema propício de ser retratado em tempos de quaresma, a data nos leva a refletir sobre como está nossa vida de oração que leva à proximidade com o Pai. Utilizamos a oração como uma forma de diálogo e abertura às vontades de Deus? Ou apenas lembramos dela quanto necessitamos pedir algo a Jesus? A oração é uma das formas de conexão com O Sagrado e sugere-se, não apenas na quaresma mas diariamente, que ela seja uma rotina na vida do Cristão. Diante da relevância da oração, o Papa Francisco sugere intenções mensais para que sejam meditadas pelos católicos, sendo elas:


Janeiro, pelos educadores;

Fevereiro, pelas paróquias;

Março, pelas vítimas de abusos;

Abril, por uma cultura da não violência;

Maio, pelos movimentos e grupos eclesiais;

Junho, pela abolição da tortura;

Julho, por uma vida eucarística;

Agosto, pela Jornada Mundial da Juventude;

Setembro, pelas pessoas marginalizadas;

Outubro, pelo sínodo;

Novembro, pelo Papa;

Dezembro, pelas pessoas portadoras de deficiência.


Destaca-se na lista que o olhar do Santo Padre está direcionado para as mais variadas realidades mundiais. O detalhamento de cada mês de 2023 pode ser acessado na íntegra no link abaixo da imagem a seguir.


https://www.paieterno.com.br/2023/01/04/intencoes-de-oracao-do-papa-francisco-para-2023/


Já no dia 08 de Março é o dia internacional das mulheres. Padre José Antonio de Oliveira, em sua mensagem publicada no site da Arquidiocese de Mariana, afirma que na sociedade existem exemplos femininos a serem seguidos: "São inúmeras as mulheres de luta que, com sua coragem [...], vão rompendo as barreiras do machismo, do preconceito, de uma história que muitas vezes nos envergonha". Ele ainda explana que "nos movimentos populares, nas pastorais sociais, nas escolas e nas ruas, na mídia e em seus lares, são milhares aquelas que não se curvam diante da opressão, da força armada, da violência e assumem pra valer a luta pela dignidade e pelo respeito".


A Pastoral da Comunicação do Bom Pastor, em nome de toda paróquia, agradece imensamente a cada mulher que faz parte da comunidade, leigas que doam seu tempo em prol da propagação do bem, religiosas que oferecem suas vidas a Jesus, todas que participam das celebrações com fé. Que o manto protetor da Mulher cujo ventre deu a luz ao Filho de Deus esteja sobre cada uma de vocês. Essa é nossa oração e desejo!


Texto: Jéssica Reis


Fontes:

https://www.paieterno.com.br/2023/01/04/intencoes-de-oracao-do-papa-francisco-para-2023/

https://arqmariana.com.br/noticia/dia-internacional-da-mulher/

7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page