top of page
Buscar
  • Foto do escritorJéssica Reis

Desenvolvimento humano integral - Palavras do Papa

A PASCOM deseja a participação ativa dos paroquianos da família Bom Pastor. Diante disso, essa publicação é fruto de uma indicação, que pode ser vista na íntegra no link ao final desse texto. Obrigada a todos que nos ajudam a fortalecer a Pastoral da Comunicação! Tem alguma dica de tema a ser publicado? Entre em contato conosco!



“O êxodo da escravidão para a liberdade não é um caminho abstrato. A fim de ser concreta também a nossa Quaresma, o primeiro passo é querer ver a realidade.” Essas palavras estão presentes na Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma 2024, e [...] nos convidam a interpretar o texto do Pontífice, que também fala concretamente de fraternidade: “Quando o Senhor, da sarça ardente, atraiu Moisés e lhe falou, revelou-Se logo como um Deus que vê e, sobretudo, escuta: «Eu vi a humilhação do meu povo no Egito e ouvi o seu clamor por causa da dureza dos feitores. Sim, eu conheço o seu sofrimento. Desci para livrá-los da mão dos egípcios e fazê-los sair dessa terra para uma terra boa e espaçosa, terra onde corre leite e mel» (Ex 3, 7-8). Também hoje o grito de tantos irmãos e irmãs oprimidos chega ao céu. Perguntemo-nos: E chega também a nós? Mexe conosco? Comove-nos? Há muitos fatores que nos afastam uns dos outros, negando a fraternidade que originariamente nos une.”


Na imagem, vemos que não há advertências ou expulsões, mas um cartão “verde” como sinal de acolhida para “os muitos irmãos e irmãs oprimidos” que desembarcam nas costas de diferentes países. O Papa, com sua bolsa repleta de “bons valores”, acolhe os meninos, que representam todos aqueles que estão às margens da sociedade, incentivando-nos a compreender o significado da verdadeira fraternidade unida à liberdade, tema central da Mensagem de Francisco: “Através do deserto, Deus guia-nos para a liberdade”. “Tradicionalmente, a Quaresma é um período para revisar nossas vidas e enfrentar a necessidade de conversão pessoal de forma individual”, explica o cardeal Michael Czerny, “entretanto, a fraternidade é o melhor e mais seguro horizonte para compreendermos melhor a nós mesmos e nossa vocação como cristãos e cidadãos. Em que ponto da jornada estamos quando há tantos irmãos e irmãs, em casa e no mundo, que clamam e nos pedem para caminhar com eles?”



Texto: Jéssica Reis

Pascom - Paróquia do Bom Pastor


Referências para elaboração dessa publicação:

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page