top of page
Buscar
  • Foto do escritorJéssica Reis

Como viver bem a Semana Santa

Com a proximidade da Semana Santa, a publicação de hoje foi embasada no texto a seguir, publicado pela Paulinas, que pode ser lido na íntegra ao final dessa matéria.



Com a entrada de Jesus em Jerusalém, no Domingo de Ramos, iniciamos a "Semana Maior", a Semana Santa. Nesta semana, acompanhamos os últimos dias da vida de Jesus de Nazaré na terra. Com Ele, sigamos seus passos, para participar também de sua Ressurreição e vida. Contemplamos e meditamos as horas mais amargas da vida do Mestre, ao celebrar os mistérios da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus.


Unamo-nos a Cristo, o acompanhemos neste percurso de oferta da própria vida, por meio da morte violenta na cruz, e com isto estejamos em comunhão com os sofredores da sociedade de hoje, que também injustamente são condenados. Este é um tempo favorável para rever a nossa vida, nossos comportamentos, nossas ações e, caso algo não esteja indo bem, retomar o rumo à luz de Cristo. Veja 5 dicas para esta semana:


1. Solidariedade – A sensibilidade conduz à solidariedade. Em tempos de tanta conectividade e individualismo, muitas vezes ignoramos quem está ao nosso redor, e não percebemos os seus sofrimentos. Abramos nossos olhos, olhemos a cruz do nosso semelhante, assim como fez Cireneu que  ajudou Jesus a carregar a cruz. Por meio de uma escuta, um olhar, uma atenção podemos ser Cireneus na vida do nosso próximo.


2. Oração – Nos Evangelhos encontramos várias passagens em que Jesus se retira para rezar. Entre a última ceia e a sua prisão, Ele está no Getsêmani. Neste lugar, Jesus ora e se entrega totalmente ao projeto do Pai. Esta é uma semana de intensa oração. Peça a graça de viver bem a Semana Santa, e participe de todas as celebrações do Tríduo Pascal em sua paróquia ou comunidade. 


3. Silêncio – A prisão, julgamento e condenação de Jesus foram marcados pelo silêncio, por poucas palavras pronunciadas por Ele. O silêncio de Jesus revelava a total confiança e o despojamento nas mãos de Deus. Perguntemo-nos: Como reagimos diante de alguma incompreensão, julgamento, calúnia? De que forma acolhemos o sofrimento em nossa vida? Em quem confiamos?


4. Empatia – Jesus curou muitas pessoas. Estas curas aconteceram porque primeiramente o Salvador entendeu a vida de cada uma delas. Que este exemplo de Cristo nos leve a nos colocarmos no lugar do outro. Isto evitaria muitos conflitos nos relacionamentos interpessoais. Peça a graça da empatia a Jesus. 


5. Perdão – Por trinta moedas de prata, Jesus é negociado [...]. Somos convidados a cultivar um relacionamento sincero e transparente com o Senhor e as pessoas. Procurar a confissão para viver a Páscoa reconciliado com Deus e com os irmãos. 


Que sua semana seja santa, e que você ressuscite com Jesus para uma vida nova. 



Texto: Jéssica Reis

Pascom - Paróquia do Bom Pastor


Referência para elaboração dessa publicação:

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page