top of page
Buscar
  • Foto do escritorJéssica Reis

Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos - Finados

De acordo com a Pascom Brasil, sendo que a sua publicação pode ser lida na íntegra através do link ao final dessa matéria, no "dia 02 de Novembro, segundo a tradição da Igreja, é dedicado a elevar preces ao Senhor pelos falecidos. Chamada no calendário litúrgico de 'Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos', é comemorada após o dia de Todos os Santos (1º de novembro. Na Igreja Católica no Brasil, no entanto, a solenidade acontece no domingo posterior)". Na Paróquia do Bom Pastor, houve celebrações na Matriz e nas Comunidades, como pode ser visto na imagem a seguir:


Fonte: Pascom - Paróquia do Bom Pastor


Quanto ao contexto histórico dessa data: desde o século II, os cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires. No século V, a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém lembrava. Rezar pelos mortos é uma obra de misericórdia espiritual. É assim, aliás, que diz o Catecismo da Igreja Católica: “Os que morrem na graça e na amizade de Deus, mas não estão completamente purificados, embora tenham garantida a sua salvação eterna, passam, após sua morte, por uma purificação, a fim de obterem a santidade necessária para entrarem na alegria do Céu.” (nº 1030).


Sempre ensinou também a Igreja Católica que, aos mortos que devem ser purificados, muito ajudam os sufrágios, preces e sacrifícios dos irmãos vivos, visto o imenso tesouro da chamada “comunhão dos santos”. Para ensinar esta doutrina, a Igreja sempre se amparou no texto bíblico do 1º Livro dos Macabeus 12,38-45, que assim conclui: “É, pois, santo e salutar pensamento orar pelos mortos, para que sejam livres dos seus pecados”. Este é o motivo das orações pelos falecidos.


Que nesse dia a lembrança daqueles que já se foram seja repleta de esperança e fé Naquele que venceu a morte. Além disso, que nós compreendamos a brevidade dessa vida, buscando agir de forma a deixar um legado de bem e de paz, contribuindo para a construção do Reino de Deus já aqui na Terra, para depois estarmos junto do Pai no Céu.


Texto: Jéssica Reis


Referência para a elaboração dessa publicação:

https://pascombrasil.org.br/datas-comemorativas-e-dicas-para-a-comunicacao-em-novembro/

9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page